Sistema Arrecadação
A rotina de baixa automática possui uma funcionalidade de Correção do Nosso Número, que pode ser utilizada em casos em que um boleto de uma parcela é pago duplicado no lugar de outra parcela, ou quando o boleto não é identificado no sistema pôr o banco retornar um nosso número incorreto (é um caso mais difícil de ocorrer, mas é possível).
Esses problemas causam inconsistências na rotina de baixa automática, que após verificação dos títulos, informará que o boleto não existe, ou que será lançado crédito para o contribuinte, pois o boleto é de uma parcela que já está paga.
Nesses casos, após análise do setor de tributos e constatação do que gerou o problema, é possível corrigir o nosso número do bloqueto incorreto na baixa, para o de um boleto de outra parcela, ou de uma nova parcela gerada por um lote manual.
Observação: Sugerimos ler os artigos sobre baixa automática de arquivo de retorno, baixa de um lote manual, e manutenção de lote, para um melhor entendimento deste artigo.
1 - Na rotina de baixa automática, identifique o erro após a verificação do arquivo:
(Imagem meramente ilustrativa)
1.1 - Após análise do setor de tributos e entendimento do problema, tendo em mãos um nosso número do bloqueto correto;
1.2 - Clique com o botão direito do mouse na sequência incorreta -> selecione a opção "Correção do Nosso Número" -> informe o Nosso Número Correto e uma Observação:
(Imagem meramente ilustrativa)
1.3 - Em seguida, realize a verificação do lote. O bloqueto será Validado com sucesso;
(Imagem meramente ilustrativa)
1.4 - Depois, é só baixa-lo e prosseguir com o processo normalmente.
Imagem meramente ilustrativa)
Em caso de dúvidas ou maiores informações, por favor entre em contato com o nosso suporte técnico.