Sistema Aise Tributos
Ao cadastrar uma nova Receita em uma Guia de Recolhimento encontramos uma aba chamada Espelhamento, a mesma é de suma importância quando realizamos um reparcelamento da dívida, e para entender o seu funcionamento, precisamos entender como o AISE trata as dívidas.
1 - Exemplo:Temos a Guia de Recolhimento IPTU, que é composta pelas receitas IP correspondente ao Imposto Predial e IL como Taxa de Iluminação Pública. Cada receita tem o seu valor independente, e a soma dos seus valores correspondem ao valor total do débito.
(Imagem meramente ilustrativa)
2 - A receita IP é do tipo Imposto e classificação Principal. Se o pagamento da dívida ocorrer após a data de vencimento, temos um problema nessa guia, pois não existem receitas para o lançamento dos valores correspondentes a Juros, Multa e Correção das receitas IP e IL. Por este motivo, precisamos cadastrar receitas do mesmo tipo (1, 5) e de classificações diferentes (Juros, Multa e Correção).
- Desta maneira, a nossa Guia passa a ser composta da seguinte maneira:
(Imagem meramente ilustrativa)
3 - Quando houver lançamento de Juros, Multa ou Correção, cada uma é calculada e lançada na devida receita. assim, tem-se um excelente controle sobre os valores calculados.
4 - Mas, o que isso tem a ver com o Espelhamento? Quando realizamos um reparcelamento, o sistema cria uma subdivida, que é uma cópia da dívida original, e aplica sobre essa cópia as parametrizações realizadas.
(Imagem meramente ilustrativa)
5 - Então, o valor da receita IP é transferido para a receita IP, e os valores de Juros, Multa e Correção calculados sobre a receita IP são lançados nas receitas J1, M1 e C1, respectivamente. Se houver algum desconto parametrizado, é nesse momento que ele é aplicado.
6 - É recomendado o preenchimento de todos os campos do espelhamento de todas as receitas, mesmo que pareça não fazer sentido, como espelhar juros, multa e correção da receita de correção, pois em algumas situações o sistema precisa dessas informações, e a falta do preenchimento vai acarretar em mensagens de erro.
(Imagem meramente ilustrativa)
7 - Detalhes muito importantes para se observar no cadastro do espelhamento:
- A guia e receita de destino devem ser as mesmas das de origem, a fim de persistir o débito;
- As receitas de Juros, Multa e Correção devem ser do mesmo TIPO da receita origem. Se a receita de origem é do tipo 5 – Taxas, as receitas de Juros, Multa e Correção devem ser do tipo 5-Taxas também, caso contrário ocorrerão problemas na contabilização das receitas;
- O relatório Problemas de Parametrização Espelhamento identifica erros de espelhamento por exercício, quando existirem.
Em caso de dúvidas ou maiores informações, por favor entre em contato com o nosso suporte técnico.