Sistema Aise – Recursos Humanos
1) Cadastros / Cargos e Salários / Quadro Salarial
Para que o sistema calcule a folha de diferença de reajuste retroativo, no quadro salarial o mesmo tem que ser dado com competência retroativa, como no exemplo abaixo: Janeiro/2018.
(Imagem meramente ilustrativa)
2) Cadastros / Cálculo / Tipos de Folha
Deve ser criado um tipo de Folha como:
- Espécie: Diferença
- Referência: Normal
(Imagem meramente ilustrativa)
Nesse tipo de Folha, o sistema irá calcular a diferença de reajuste na Folha Normal.
Pode ser criada também Folha de Diferença de Férias, por exemplo.
3) Cadastros / Cálculo / Eventos
Para todos os eventos que utilizam o salário do funcionário como base, referência ou parâmetro, para que seja calculada a diferença do reajuste sobre ele, deve estar marcado Diferença igual a “Sim” no cadastro do Evento.
(Imagem meramente ilustrativa)
Para isso também, a entidade deverá ter um evento criado com Definição “126 – Diferença de Remuneração”, com base de cálculo Nula e marcado todas as incidências legais.
(Imagem meramente ilustrativa)
4) Processamentos / Cálculos / Calcular Folha
Na competência logada, ao selecionar o tipo de Folha de diferença, o sistema solicitará que seja informado a Competência da Diferença e o Tipo Folha Calculo, ou seja, conforme exemplo abaixo, será calculada em Dezembro, a folha de reajuste de diferença de todos os meses (Janeiro a Dezembro).
(Imagem meramente ilustrativa)
Dessa forma o servidor terá uma outra folha, além da normal, a folha de diferença, onde foi calculado o reajuste retroativo.
Se as incidências estiverem corretas, essa folha terá o mesmo comportamento da folha complementar, ou seja, o sistema faz o cálculo de IRRF e Previdência considerando todas as folhas que o funcionário teve na competência.
(Imagem meramente ilustrativa)
Em caso de dúvidas ou maiores informações por favor entre em contato nosso suporte técnico.